Objetivos educacionais

Especificidade e clareza nos propósitos e objetivos educacionais permite que o Colégio Internacional San Patricio Toledo mantenha a qualidade da educação.

Nossos objetivos de ensino

• Alcançar o desenvolvimento intelectual e emocional completo dos alunos.
  • – Fornecer uma educação completa, que lhes permita enfrentar o seu futuro profissional com autonomia.
  • – Desenvolver o equilíbrio emocional necessário para eles enfrentarem a suas próprias responsabilidades.

• Plano intensivo de inglês além do ensino de um segundo idioma.
  • – Ajudar os alunos a descobrir o valor de falar línguas diferentes e o enriquecimento pessoal fornecido pela comunicação.
  • – Favorecer a aprendizagem dos alunos através da comunicação oral e sua utilização e prática constantes.
  • – Demonstrar a importância de expressar-se em diferentes idiomas afim de proporcionar uma disposição aberta.
  • – Preparar os alunos para enfrentar experiências educacionais e profissionais no exterior.

• Promover uma educação saudável, necessária para o convívio.
  • – Educação nutricional. Isso significa muito mais do que manter uma dieta saudável e equilibrada. Significa entender os alimentos como necessários para a vida e criar um profundo respeito pelas pessoas.
  • – Educação afetivo-sexual. Proporcionar aos estudantes os conhecimentos necessários sobre o próprio corpo, favorecendo a reflexão sobre o que são os seres humanos, o sexo e o amor. Para esse fim, a educação nessa área deve começar nos primeiros anos da infância e deve ser mantida, fornecendo aos jovens e adolescentes as ferramentas que lhes permitam adaptar seu comportamento com responsabilidade.
  • – Evitar comportamentos de risco, como o consumo de álcool e outras drogas. A aquisição de habilidades sociais e valores permite que os adolescentes sejam capazes de escolher por si mesmos comportamentos que incluam formas saudáveis de usar seu tempo livre.

• Educar com respeito à pluralidade cultural, religiosa e linguística. Proporcionar educação no exercício da tolerância e da liberdade dentro dos princípios democráticos de convivência.
  • – Educar os alunos na educação cristã do Evangelho, assumindo seus valores como uma atitude perante a vida.
  • – Ajudar os estudantes a buscar esses valores, que enriquecem e melhoram a humanidade e a sociedade.
  • – Favorecer uma atitude crítica em relação às situações da vida, para que aprendam a escolher livremente.
  • – Incentivar relações pessoais, cordiais e pacíficas para criar uma sociedade mais justa e solidária.
  • – Desenvolver valores que lhes permitam escolher estilos de vida coerentes com o que são e o que acreditam.

• Fazer os alunos sentirem a satisfação produzida pelas conquistas alcançadas através do esforço, em vez de simples metas.
  • – No campo de estudo, descobrir o gosto por saber mais, conhecer coisas mais complexas.
  • – No campo da amizade, colocar-se no lugar da outra pessoa, demonstrando a amizade em si.
  • – No campo dos esportes, buscar melhores habilidades pessoais e de equipe.
  • – No campo social, aceitar e cumprir as regras para total integração.

• Proporcionar aos alunos hábitos de trabalho intelectual de técnicas de estudo, permitindo-lhes adquirir conhecimento da ciência, humanismo, história, literatura, arte e o uso de ICT.
  • – Despertar o interesse dos alunos e o gosto pela leitura.
  • – Capacitar os alunos a trabalhar em equipe, respeitando as particularidades de cada um dos seus membros.
  • – Ensinar a distinguir entre o que é importante e o que é secundário, entre valores e contra valores, entre fatos e opiniões.
  • – Capacitar os alunos a dar respostas criativas para situações conflitantes.
  • – Capacitar os estudantes a realizar atividades profissionais tecnologicamente avançadas.
  • – Manter os alunos atualizados no uso dos TIC.
  • – Instruir afim de saber como combinar métodos de estudo tradicionais com as novas ferramentas educacionais.

• Reforçar a psicomotricidade, educação física e desportos como elementos fundamentais para o equilíbrio do corpo e da mente.
  • – Garantir que os alunos valorizem, cuidem e respeitem seus corpos, pois isso é indispensável para uma boa qualidade de vida.
  • – Promover esportes individuais e de equipe para que os alunos os incluam em suas vidas como uma atividade de lazer alternativa.
  • – Enfrentar a responsabilidade de pertencer a uma equipe com todas as habilidades sociais que isso implica.
  • – Entender a concorrência como um jogo e como um meio de superar a si mesmo.
  • – Apresentar esforço pessoal como uma fonte de satisfação.

• Tornar o respeito pela natureza uma regra de conduta.
  • – Fazer contribuições para cuidar do ambiente por meio de uma educação ambiental adequada.
  • – Aprender a usar e desfrutar da natureza, respeitá-la e protegê-la.

• Facilitar a educação musical como uma forma de desenvolver a sensibilidade e iniciar os alunos no conhecimento do mundo da arte.
  • – Conhecer diferentes formas de comunicação através da música.
  • – Entender a música como uma forma de conhecimento.
  • – A música como uma forma de arte é especialmente útil para alcançar um desenvolvimento emocional correto.
  • – Encontrar traços comuns entre diferentes culturas na música.
  • – A música como uma ótima opção para momentos de lazer.

• Envolvimento da família na educação dos alunos.
  • – Fazer as famílias observarem a educação dos filhos de perto, fazendo a comunicação entre a família e o aluno fluir livremente.
  • – Fazer com que a família saiba a situação e o progresso de seus filhos a todo momento.
  • – Fornecer às famílias técnicas de favorecer e facilitar o contato com a escola.
  • – Fazer das opiniões da cada família uma oportunidade de melhoria.